O Terrorismo é uma Definição aceite por todos ?
Toda a definição está carregada de juízos de valor – e isto é particularmente verdadeiro em relação a todas as tentativas de definição no sentido de clarificar a natureza jurídica do terrorismo.
Não existe ainda uma formulação geralmente reconhecida daquilo que se pode considerar em termos genéricos como um acto terrorista. Actualmente, os textos legais não definem outros actos terroristas para além dos que constam das convenções internacionais antiterroristas existentes, mas fazem referência geralmente para os tratados em vigor.
Grande parte destes são convenções internacionais relativas a vários aspectos do problema do terrorismo internacional, que condenam certos crimes, especificamente definidos como “actos terroristas”. Trata-se de actos, práticas e métodos criminosos e injustificáveis – onde quer que sejam cometidos e por quem os cometa/apoie, direita ou indirectamente (incluindo estados) – que põem em perigo ou matam inocentes, põe em causa liberdades fundamentais e a dignidade de seres humanos, mesmo aqueles que têm em vista destruir os direitos humanos, as liberdades fundamentais e a base democrática da sociedade.